Só Deus Salva!
- Samuel Trancoso

- 17 de out. de 2024
- 12 min de leitura
Conta-se a história de um médico escocês conhecido pela sua bondade. Após a sua morte, foram descobertas muitas contas por pagar, escritas em letras vermelhas: “Perdoado (demasiado pobre para pagar)”. A sua mulher, com um espírito diferente, disse: Estas contas têm de ser pagas. E começou a tomar precauções legais para receber o dinheiro. No tribunal o juiz pergunta-lhe: Estas palavras escritas a vermelho são do seu marido? Sim, disse ela. O juiz olhando para ela replicou: “Então não há nenhum tribunal na terra que possa obrigar as pessoas a pagar-lhe, porque o seu marido escreveu “Perdoado”. Naquela cruz onde Jesus morreu, os nossos pecados foram perdoados.
O início do capítulo 2 fala sobre a condição do homem sem Deus. Mas o cenário muda após o versículo 4... “Mas Deus...” Nós estávamos mortos em nossos pecados, “mas Deus...” Nós estávamos escravizados em nossos pecados, “mas Deus...” Nós estávamos condenados por nossos pecados... “mas Deus”. Efésios 2:8-10 são os versículos chaves de Efésios. Talvez não haja nenhuma passagem no Novo Testamento que seja mais conhecida, amada ou memorizada entre os cristãos, excepto João 3:16. O versículo 8 começa com uma cláusula de propósito que aponta para os versículos 1-7. Os versículos 1-3 declaram as más notícias do pecado: Estávamos mortos no pecado, escravizados no pecado, e condenados no pecado. Mas os versículos 4-7 declaram as boas novas da salvação: Fomos vivificados com Cristo, ressuscitados com Cristo e assentados com Cristo nos lugares celestiais.
Esta é a diferença que Jesus faz. No pecado, estamos perdidos e a caminho do inferno. Em Cristo, somos salvos e estamos a caminho do céu. Mas ao celebrarmos estas boas novas, não nos podemos esquecer de como nós éramos e o que somos hoje em Cristo. Por isso, os versículos 8-10 explicam:"Pela graça sois salvos, por meio da fé. E isto não é obra vossa, é dom de Deus, não é resultado de obras, para que ninguém se glorie." A mensagem deste texto pode ser resumida em três palavras: Só Deus salva. Jonas 2:9 diz: “A salvação pertence ao Senhor”. Efésios 2:8-10 ensina que a salvação é um ato divino, não uma realização humana.
I. A SALVAÇÃO É UM ACTO DIVINO
Efésios 2:4-5 declara a intervenção divina que salva os pecadores: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo - pela graça sois salvos.” O verbo “salvar” significa resgatar ou libertar. É a palavra bíblica para o perdão dos pecados. Mas é mais do que isso, a salvação é a libertação da morte, da escravidão e da condenação do pecado descritas nos versículos 1-3. Temos uma nova vida em Cristo. Os versículos 4-7 declaram que somos vivificados, ressuscitados e assentados com Cristo.
Como é que este milagre da salvação acontece? O versículo 5 responde: “pela graça sois salvos”. Nós fomos salvos. É um facto. E podemos sabê-lo. A gramática indica um acto consumado no passado com benefícios permanentes hoje e amanhã. Fomos salvos. Estamos salvos. Seremos salvos para sempre. Esta passagem foi escrita para dizer aos salvos como foram salvos. Os crentes precisam de saber como foram salvos, tanto quanto os não crentes precisam de saber como ser salvos. O versículo 5 diz: “pela graça sois salvos”. O versículo 8 repete e expande esta grande verdade: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé”. A salvação é somente pela graça através da fé.
A. A SALVAÇÃO É SOMENTE PELA GRAÇA
Alguns anos atrás, uma conferência sobre religiões debateu o que torna o Cristianismo distinto de outras religiões. É a encarnação? Qual é a mensagem única do cristianismo? C.S. LEWIS estava na reunião. Ele disse: “Essa é uma pergunta fácil”, respondeu LEWIS. “A coisa que torna o cristianismo único é a doutrina da graça.” Ele estava certo.
A boa nova da graça surpreendente distingue-nos de todas as religiões. Todas as outras religiões ensinam às pessoas como chegar a Deus, de uma forma ou de outra. Mas o Cristianismo começa por declarar que todos nós somos pecadores e que estamos aquém da glória de Deus. Deus desceu para nos reconciliar consigo mesmo através da vida justa, da morte expiatória e da ressurreição gloriosa de Jesus Cristo. O versículo 8 afirma esta verdade em termos simples: “Pela graça sois salvos”. O que é a graça? A graça é o favor não merecido de Deus. A graça é o amor escandaloso de Deus. A graça é o sacrifício redentor de Deus.
Romanos 3:23-24 diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados pela sua graça como dom, pela redenção que há em Cristo Jesus.”
Graça maravilhosa, como é doce o som / Amazing grace, how sweet the sound
Que salvou um miserável como eu / That saved a wretch like me
Eu estava perdido, mas agora fui encontrado / I once was lost, but now am found
Estava cego, mas agora vejo / Was blind, but now I see
JOHN NEWTON escreveu estas famosas palavras. Newton nasceu de uma mãe piedosa e de um pai agnóstico e marinheiro. A sua mãe morreu quando ele tinha seis anos. Newton tornou-se um capitão de um navio traficante de escravos. Mas ele é lembrado como um pastor amado e escritor de hinos. No entanto, foi a lembrança da vida pecaminosa da qual ele foi redimido que levou Newton a escrever Amazing Grace.
Será que a graça não é surpreendente para nós porque temos uma memória curta? Já se esqueceu da vida pecaminosa da qual foi salvo? Pode não ter feito as coisas que John Newton fez. Mas fizeste mais do que o suficiente para te mandar para o inferno mil vezes. Mas, pela graça, foi salvo.
A história de Newton também fala àqueles que não confiaram em Jesus como Salvador e Senhor. É a boa notícia de que não podemos ser tão maus que a graça não nos possa salvar.
“Durante muitos anos da minha vida, fui um traficante de escravos, mas no dia em que compreendi o que é esta incrível graça, percebi que o verdadeiro escravo era eu.”- John Newton
Caro amigo, Já conheces esta maravilhosa graça? Precisas de correr para a cruz e confiar no sangue e na justiça de Cristo para te salvar.
B. A SALVAÇÃO É SOMENTE PELA FÉ
O versículo 8 diz: “Pela graça sois salvos, por meio da fé”. A linguagem aqui é importante. A salvação é pela graça de Deus, não pela nossa fé. Mas a graça é recebida através da fé. A graça é a fonte da salvação. A fé é o meio de salvação. A graça é a base da salvação. A fé é o instrumento da salvação. A graça é o fundamento da salvação. A fé é o agente da salvação.
O que é a fé? Talvez seja melhor começar pelo que a fé não é. A fé não é um assentimento mental. Não é concordância teológica. Não é determinação pessoal. Não é um sentimento caloroso. E não são confissões positivas. A fé salvadora é o conhecimento bíblico que leva a uma confiança permanente e resulta em transformação espiritual. A fé não é passiva. É o apelo do Evangelho à ação. A fé é o que fazemos. Mas ela não contribui em nada para a salvação. A graça de Deus faz tudo. A fé simplesmente recebe o que a graça de Deus fez.
Não existe fé auto-produzida. A fé que salva tem a ver com o valor do objeto, não com o trabalho do crente. Não é o tamanho ou a força da tua fé que te salva. É o objeto da sua fé. Somos salvos apenas pela fé.
O carcereiro de Filipos perguntou a Paulo e Silas: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” Em Atos 16:31, eles responderam: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.” Louvado seja Deus que a resposta deles não foi maior do que isso. Cristo fez tudo. Tudo que nós devemos fazer é confiar que Cristo fez tudo.
Billy Sunday, o grande evangelista de um século atrás, estava ajudando os trabalhadores a desmontar a tenda depois de uma reunião quando um jovem veio correndo até ele. Com muita vontade, o jovem disse: “Eu queria vir ao reavivamento, mas perdi a reunião. Por favor, diga-me, o que devo fazer para ser salvo?” Domingos respondeu: “Chegou tarde demais”, e continuou a desmontar a tenda. O jovem respondeu: “Só porque perdi a reunião, não me vai dizer como posso ser salvo?” Domingo disse: “Não, é demasiado tarde para fazer qualquer coisa para ser salvo. Jesus fez isso há mais de 2.000 anos. Agora mesmo tens de receber a obra consumada de Jesus Cristo”. O trabalho já foi realizado”, foi-lhe dito. “Não há nada que você precise fazer além de acreditar”.
II. A SALVAÇÃO NÃO É UMA REALIZAÇÃO HUMANA
Efésios 2:8a é uma declaração positiva da natureza da salvação: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé”. O resto da passagem declara negativamente o caminho para a salvação. É tão importante saber o que não é a salvação como saber o que é a salvação. Assim, os versículos 8b-9 ensinam-nos o que a salvação não é: “E isto não é obra vossa; é dom de Deus, não resultado de obras, para que ninguém se glorie.” A salvação não é uma realização humana. Paulo enfatiza o facto de que só Deus salva com duas afirmações negativas.
A. A SALVAÇÃO NÃO É OBRA HUMANA
O versículo 8 diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé. E isto não é obra vossa, é dom de Deus”. Como é que sabes que estás salvo? A resposta típica a essa pergunta consiste numa lista de coisas que a pessoa fez ou deixou de fazer. Mas fazer uma lista de coisas feitas é andar numa falsa certeza de salvação. O versículo 8 é claro: “E isto não é obra vossa”. Não é de vós mesmos. Nenhuma virtude, desempenho ou realização humana pode salvar.
Uma noite, um homem religioso veio falar com Jesus. Ele elogiou Jesus pelas suas obras. E esperava que Jesus o elogiasse em troca por ser uma pessoa boa e moral. Mas em João 3:3, Jesus respondeu a Nicodemos declarando: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Não contribuíste em absolutamente nada para o teu nascimento físico no mundo. E não contribuíste em nada para o teu nascimento espiritual no reino de Deus. A salvação não é obra tua.
·Viver bem não te salva
·Fazer o bem não te salva
·Batizar-se não o salva
·Ir à igreja não te salva
·Dar dinheiro não te salva
·Amar os outros não te salva
O versículo 8 diz: “E isto não é obra vossa, é dom de Deus”. O que é o dom de Deus? Eu acredito que o dom é a fé. O facto de confiarmos em Jesus, no sangue e na justiça de Cristo para a salvação não é obra nossa. A fé salvadora é um dom divino. É teologicamente verdade que Deus nos concede a fé em Cristo. Nem sequer podes ficar com os louros por teres acreditado em Jesus. É um dom de Deus. Mas aqui a gramática é complicada. E talvez seja melhor entender o texto como significando que toda a experiência da graça através da fé vem de Deus. O que interessa é que a salvação é gratuita.
É um dom que recebemos, não uma recompensa que ganhamos. Não se pode ganhar uma dádiva. Não se pode comprar uma dádiva. Não se pode ganhar uma dádiva. Ou é dado gratuitamente ou não é um dom. É assim que Deus nos salva. Não é obra nossa. É a dádiva de Deus.
Durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, era habitual que uma família que tivesse um filho a servir no exército colocasse uma estrela na janela da sua casa. No entanto, uma estrela dourada indicava que o filho tinha morrido em apoio à causa do seu país. Uma noite, um homem caminhava por uma rua de Nova Iorque com o seu filho de 5 anos. O rapaz sentiu-se atraído pelas luzes que brilhavam nas janelas das casas e quis saber porque é que algumas casas tinham uma estrela nas janelas. O pai explicou que essas famílias tinham um filho a combater na guerra. A criança bateu palmas quando viu outra estrela na janela e exclamou: “Olha, pai, outra família que deu o seu filho ao seu país”. Finalmente, chegaram a um campo. Dali, podiam ver uma estrela a brilhar no céu. A criança voltou a olhar para cima: “Olha para aquela estrela no céu! Deus também deve ter dado o seu filho”. Sim, de facto! Há uma estrela na janela de Deus. Ele deu o Seu Filho por causa do Seu amor por nós. Nada do que fizermos se compara ao sacrifício que o Filho de Deus fez na cruz. A salvação deve ser um presente de Deus!
B. A SALVAÇÃO NÃO É SEGUNDO AS OBRAS
O versículo 9 registra a segunda afirmação negativa que Paulo faz para enfatizar o fato de que somente Deus salva. A salvação “não é resultado de obras, para que ninguém se glorie”. Essa afirmação explica porque a salvação não é obra sua e deve ser um dom de Deus. A salvação é uma questão de justiça de Deus. Deus é santo e nós não somos. E a santidade de Deus exige que o pecado seja punido com a morte. Os pecadores culpados são condenados a sofrer a ira de Deus no inferno para sempre. Como podemos adquirir o mérito justo necessário para satisfazer a santa justiça de Deus? O evangelho é que Deus providencia o que ele exige na cruz sangrenta e no túmulo vazio do Senhor Jesus Cristo.
Nós somos salvos através da perfeita justiça de Cristo. E Paulo enfatiza isso dizendo que não é o resultado de obras. A salvação não é obra sua porque ela não pode ser resultado de obras. Romanos 3:20 diz: “Porque pelas obras da lei nenhum ser humano será justificado diante dele, visto que pela lei vem o conhecimento do pecado”.
Assim como a graça e a fé estão organicamente ligadas, a graça e as obras são inerentemente opostas. Romanos 11:6 diz: “Porque, se é pela graça, já não é pelas obras; de outro modo, a graça já não seria graça.” Se a salvação é pela graça, então não pode ser o resultado das obras. Porque a graça não é barata.
Porque é que Paulo é tão enfático sobre a verdade de que só Deus salva? O versículo 9 responde: “e não por causa das obras, para que ninguém se glorie”. A salvação é toda da graça para que seja toda de Deus, para que seja toda para a sua glória! Não se trata apenas de uma afirmação teológica.
Acreditamos na vida quotidiana que aquele que faz o trabalho merece o crédito. É o que acontece com a obra salvadora de Deus. É por isso que a salvação é um ato divino e não uma realização humana. Efésios 2:10 diz: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.” Sente a tensão no texto. Não somos salvos pelas boas obras. Mas somos salvos para as boas obras.
A salvação é apenas pela fé. Mas a verdadeira fé salvadora não está sozinha. É sempre acompanhada de boas obras que demonstram que a nossa profissão de fé é real. Mas as boas obras apenas provam a salvação. Elas não produzem a salvação. Elas não realizam a salvação. A salvação não é o resultado das obras.
O mesmo poder que nos criou em Cristo Jesus capacita-nos a fazer as boas obras para as quais Ele nos redimiu. Mesmo que elas não tenham parte na obtenção da salvação, as boas obras têm muito a ver com a vivência da salvação. Nenhuma boa obra pode produzir a salvação, mas muitas boas obras são produzidas pela salvação. Antes de podermos fazer qualquer boa obra para o Senhor, Ele tem de fazer a Sua boa obra em nós. Pela graça de Deus, através da fé, tornamo-nos Sua obra, criados em Cristo Jesus para as boas obras. Deus ordenou que vivêssemos vidas de boas obras, obras feitas no Seu poder e para a Sua glória.
Se a salvação fosse obra nossa ou resultado de obras, teríamos algo de que nos gabar quando chegássemos ao céu. Mas aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. De facto, não haverá lugar para auto-felicitações. Cristo fez tudo. E toda a glória, honra e louvor pertencem a Deus.
Aqueles que são salvos e estão a caminho do céu aprenderam a cantar o Salmo 34:1-2 com Davi: "Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. A minha alma gloria-se no Senhor; ouçam-no os humildes e alegrem-se."
A graça de Deus é incrível. Deus poderia abandonar-nos. Ele seria justo se estivéssemos todos condenados, pois o salário do pecado é a morte. Mas ele não nos abandonou. Ele amou-nos e veio buscar-nos. Ele estava em Cristo, reconciliando-nos com ele. Não se limitou a amar-nos; a graça é o amor por aqueles que não o merecem. Não havia outra forma de Deus perdoar os nossos pecados que não fosse o Filho de Deus ser morto na cruz. Tu estavas lá. Nós levámos Cristo para a cruz.
Aquele que rejeita a oferta da graça é deixado apenas com uma horrível expetativa de julgamento Hb 9:27 - Assim como os homens estão destinados a morrer uma vez, e depois disso a enfrentar o juízo, A salvação é Deus. É gratuita. É pela fé. É para ti. É urgente. É para hoje. Se hoje ouvires a voz de Deus, não endureças o teu coração. Hoje é o dia oportuno. Hoje é o dia da salvação. Vem a Cristo agora mesmo. Ele chama-te: Vem a mim. Ele agora abre os braços e diz: Vem. O céu espera por ti. O pai espera-te. A noiva diz: Vem. O Espírito diz: Vinde! Esta manhã, venha a Jesus; venha ao único que pode perdoar os seus pecados, o único que lhe pode dar a vida eterna e a certeza do Céu. Hoje, se Deus está a falar ao seu coração e você quer ver os seus pecados perdoados, venha a Jesus e convide Cristo para ser o seu Salvador pessoal e conhece a maravilhosa graça de Deus!





Fundamento da fé cristã! Muito bom.